Semec recebe alunos com programação especial na volta às aulas

As aulas do segundo semestre do ano letivo começam nesta quinta-feira, 1º, nas escolas municipais de Belém e esse momento desperta muitas emoções nos alunos. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias. Para facilitar a adaptação dos alunos aos novos ambientes, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está promovendo atividades especiais para recepcionar os mais de 70 mil alunos da rede pública municipal.

Além da programação diferenciada nas escolas, a Prefeitura de Belém criou a série especial “Volta às Aulas – O Nosso Compromisso é Educação”, com dicas sobre o tema, que está sendo publicada durante esta semana. Esta é a quarta reportagem da série, que mostra um roteiro que guiará pais e filhos nesse momento de retorno aos estudos.

Bem-vindos - “A primeira semana de aula é fundamental, pois é neste momento que o aluno é capaz de reconhecer o território, os colegas e as regras da escola. Para que o impacto da volta às aulas seja menor, também preparamos uma série de atividades pedagógicas e culturais para despertar neles a vontade de estudar, brincar e socializar”, disse a secretária municipal de Educação, Socorro Aquino.

A programação diferenciada visa motivar o retorno dos alunos às 199 escolas de Belém, ilhas e distritos. A escola Maria Madalena Raad, no distrito de Icoaraci, está desenvolvendo ações de ginástica laboral, gincana cultural, festival esportivo e palestras com o tema “Meu Papel como Cidadão, da Madalena para o Mundo”, entre outras atividades alusivas ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, e à comemoração do Dia dos Pais.

A escola municipal de ensino fundamental Professor Walter Leite Caminha está com uma programação extensa, contemplando apresentações de danças, atividades lúdicas, dinâmicas, pinturas e leitura às crianças, que serão desenvolvidas em meio a mais uma edição do Programa Prefeitura no Bairro, que levará diversos atendimentos gratuitos à população dos bairros Benguí e Mangueirão, nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, e que terá como base das ações essa escola.

Deusiane Hage, mãe de Mathias, que está no 3º ano da escola Walter Leite, conta que o filho estava ansioso para voltar às aulas. “Ano passado, ele ganhou uma medalha da escola por ser o aluno que leu mais livros. Ele é uma criança muito focada, adora estudar e ir para escola. Também está feliz por voltar a ver os colegas, professores e a escola nova, que passou por alguns reparos”, disse.

Reformas - Algumas escolas municipais passaram por modificações estruturais para receber bem os alunos no retorno às aulas. Até o final do primeiro semestre deste ano, mais de R$ 9 milhões foram investidos em 17 escolas de educação infantil com reformas e manutenções. De acordo com a titular da Semec, Socorro Aquino, o mês de julho é considerado um bom período para dar celeridade às reformas escolares, pois é uma época em que as chuvas diminuem e as escolas estão sem atividades.

Autor: Roberto Barbosa

Login

Lost your password?